sábado, 22 de novembro de 2008

Tarte de limão

1 pacote de bolacha tipo Maria
1 lata de leite condensado
100 gramas de margarina sem sal
2 claras de ovos
açúcar
suco de dois limões e raspa de casca de limão

Modo de Preparar:
Massa: Misture, aos poucos, a margarina com a bolacha já moída em liqüidificador. Depois ponha a mão na massa e termine até conseguir uma massa consistente. Comece a montar por partes essa massa em um refratário (redondo) ou assadeira, até formar a base da torta.
Recheio: Para fazer o recheio, despeje a lata de leite condensado em uma tijela e, aos poucos, sempre misturando, coloque o suco de limão. Mexa até virar uma espécie de mingau mais grosso. Pegue o recheio e coloque sobre a massa da torta no refratário.Em seguida pegue as claras de ovos batidas em neve com açúcar (tipo merengue) e coloque por cima do recheio de leite condensado. Daí leva tudo ao forno - já bem quente, e deixe por 20 minutos, até a adquirir a coloração marrom claro. Tire do forno, salpique a raspa de casca de limão e leve para o geladeira por duas horas. Então, é só servir.Dicas do cozinheiro:- A espessura da massa na montagem da torta deve ser de um centímetro, aproximadamente;- A receita dá para servir 6 pessoas.

sábado, 27 de setembro de 2008

Creme de ananás

1 lata de ananás em calda,
9dl de água,
2 saquetas de gelatina de ananás,
2dl de natas,
60gr de açúcar

Escorra o ananás e corte-o em pedaços. Ferva metade da água, junte-lhe a gelatina e mexa bem. Acrescente a restante água fria e reserve.Bata as natas firmemente e adicione-lhe o açúcar. Envolva no preparado de gelatina,assim como os pedaços de ananás. Leve ao frigorífico.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Arrufadinhas

500g de farinha
6g de levedura instantânea
80g de açucar
5 ovos
1 dl de leite morno
50g de manteiga
1 c de café de aroma de baunilha
farinha para polvilhar

Misture, numa tigela, a farinha, a levedura e o açúcar. Junte quatro ovos, um a um, amassando sempre. Amorne o leite juntamente com a manteiga; adicione à massa e misture mto bem. Acrescente o aroma de baunilha e sove a massa com os punhosaté ficar bem amassada. Deixe levedar até dobrar de volume.
Ligue o forno a 180ºC. Coloque a massa sobre a superfície de trabalho polvilhada com farinha e corte-a em pequenas parcelas. Molde-as em forma de bolas e coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha. Pincele-as com o restante ovo batido. Com uma tesoura, dê um corte em cruz no topo de cada bolinho e deixe levedar mais 15 minutos. Leve a cozer ao forno, durante 35 minutos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Doce de café

150g de açúcar
1/2l de natas
250g de palitos la reine
1/2l de café
25g de chocolate em barra

Bata as natas até ficarem espessas, junte o açúcar e torne a bater. Passe os palitos la reine por café morno e doce. E coloque-os num prato fundo. Por cima coloque uma camada de natas. Repita a operação até que se esgotem os palitos e as natas, sendo que a última camada tem que ser de natas. Polvilhe com o chocolate em raspas e leve ao frio.

sábado, 16 de agosto de 2008

Soufflé de chocolate

8 ovos
250g de chocolate em tablete
200g de açucar
200g de manteiga
150g de farinha
8 bolas de gelado de morango ( ou outro)

Mexem-se os ovos com o açúcar e a farinha. Junta-se de seguida a manteiga e o chocolate previamente derretidos. Quando estiver o preparado bem mexido verte-se para formas de soufflé individuais untadas com manteiga. Vão ao forno durante 7 minutos a 200ºC e quando arrefecerem desenformam-se e junta-se a cada taça uma bola de gelado.

Sugestão: Pode-se juntar para decorar cerejas ou outra fruta da época.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Doce caramelo

250g de açúcar
100g de caramelo líquido
50g de farinha maisena
7dl de leite
6 ovos
1 casca de limão

Leve um tacho ao lume com o leite e a casca de limão e deixe ferver.
numa tigela, junte o açúcar com a farinha maisena e mexa. Adicione os ovos e o caramelo e misture bem. Junte depois o leite em fio e mexendo sempre, verta para o tacho e leve ao lume, mexendo até engrossar.
Retire do lume, rejeite a casca de limão, divida por tacinhas e sirva decorado a gosto.

Sugestão: Pode polvilhar com amêndoa laminada ou palitada.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Bifanas com mostarda

500g de bifanas de porco
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de pimentão doce
3 dentes de alho
2 dl de vinho branco de mesa
1 folha de louro
1 colher de sopa de banha
2 colheres de sopa de óleo
sal qb
pimenta branca moída qb
salsa picada qb
1 pacote de batata palha
1 limão

Tempere as bifanas com sal, pimenta e com a folha de louro cortada em pedacinhos. Deixe repousar durante 10 minutos. Entretanto, leve ao lume uma frigideira com a banha de porco e o óleo e deixe aquecer. Junte as bifanas e deixe-as fritar de ambos os lados. Adicione o alho picado, o vinho, a mostarda e o pimentão doce e deixe cozinhar até criar um molho cremoso. Nessa altura, retire as bifanas do lume e sirva-as polvilhadas com salsa picada e decoradas com quartos de limão. Para acompanhar opte por batata frita palha.

Tarte de carne picada

1 rolo de massa folhada
300g de carne picada
250g de batatas reduzidas a puré
1 cebola
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
1/2 pimento verde
1 tomate
3 ovos
2 colheres de sopa de farinha maizena
1 raminho de salsa picada
pimenta branca moída e sal q.b.

Forre uma forma de tarte com a massa folhada, pique o fundo da massa com um garfo, e guarde no frio. Entretanto, ligue o forno a 180ºC. À parte, pique a cebola e o alho e leve ao lume a refogar com o azeite, deixando cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o tomate e o pimento cortado em cubinhos sem as pevides, tempere com sal e pimenta, junte a salsa e, depois, retire do lume. Numa tigela bata os ovos com a farinha maizena e prepare o puré de batata. De seguida, junte a carne, o puré e a mistura da cebola, mexa bem e deite o preparado na forma para levar ao forno durante 40 minutos. sirva a tarte, morna ou fria, decorada a gosto.

Rabanadas com leite condensado

Misture 1 lata de leite condensado com 1 chávena de água e 1 colher de chá de baunilha. Passe 12 fatias de pão do dia anterior por essa mistura, escorra e passe por 3 0v0s batidos. Frite-as em óleo não mto quente, deixando-as dourar por igual. Polvilhe com canela misturada com açúcar e sirva.


Para aproveitar as sobras de pão e saborear uma receita deliciosa, não é preciso ser Natal.

Jesuítas

Massa:
400g de massa folhada
farinha q.b.

Recheio:
1 cháv. de chá de doce de ovos
1 colher de café de canela em pó
100g de doce de chila

Cobertura:
2 claras
6 colheres de sopa de açúcar em pó

Ligue o forno a 200ºC. Polvilhe uma superfície com farinha e estenda a massa até obter uma espessura fina. Corte-a de maneira a formar um rectângulo.
Para o recheio: Misture o doce de ovos com a canela e o doce de chila. Barre metade do rectângulo com este preparado e sobreponha a parte de massa sem creme. Com uma faca, corte em triângulos e disponha-os sobre um tabuleiro untado com manteiga.
Confeccione a cobertura, batendo as claras e juntando o açúcar. Bata até obter merengue. Barre a superfície dos triângulos com o merengue e leve ao forno por 25 minutos. Deixe arrecer e sirva.

Doce de ovos:
Coloque 230g de açúcar num tacho e cubra com água. Leve ao lume até obter ponto-pérola: qdo se verte um pouco de calda de açúcar, de uma colher, forma-se um fio resistente, cuja extremidade é semelhante a uma pérola. Retire do calor e deixe amornar. Bata 8 gemas com um garfo, sem parar de mexer. Leve de novo a lume brando, mexendo, até obter uma consistência cremosa.

Bolo Mulato de Ermesinde

3 ovos
375g de açúcar
1 cálice de aguardente
1 colher de café de canela em pó
375g de farinha

Bata mto bem os ovos com o açúcar. Junte, em fio, a aguardente e polvilhe com a canela.
Aos poucos, adicione a farinha, mexendo, sem bater.
Deite a massa numa forma rectangular, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido. Passados 40 minutos, verifique se o bolo está cozido. Deixe arrefecer e desenforme.

Sugestão: substituir a aguardente por vinho do porto.

Beijos de Freira

150g de miolo de amêndoa
12 gemas
250g de açúcar
açúcar para moldar os doces

Numa tigela desfaça as gemas, sem bater, e reserve. Ferva o açúcar e 1 1/2 dl de água, até obter uma calda de ponto de pérola. Adicione o miolo de amêndoa e as gemas.
Apure o doce em banho-maria, mexendo sempre, até espessar.
Mude o doce para um prato e deixe repousar durante uma horas.
Molde pequenas bolinhas e passe-as por açúcar.

Até faz crescer água na boca!

Pão do caco

0.5Kg de farinha
15g de fermento de padeiro
água
sal

Peneire a farinha e adicione o fermento diluído num pouco de água morna, o sal e água aos poucos. Amasse mto bem com as mãos até ligar todos os ingredientes.
Acrescente água tépida à medida que vai precisando, de modo a obter uma massa nem mto mole, nem mto dura. Cubra com um pano e deixe a massa repousar até começar a abrir fendas.
Divida-a em 8 bolas, que depois vai achatar. Faça uma cruz em cima de cada bola com 2/3 da profundidade da massa.
Deixe levedar em cima de um pano enfarinhado, até a cruz desaparecer por completo.
Coza em forno de lenha ou sobre uma chapa no fogão, tendo o cuidado de virar a meio da cozedura. Sirva com manteiga de alho.

Sugestões: Para obter a manteiga de alho, envolva em 150g de manteiga com 1 dente de alho esmagado e um raminho de salsa picada.

Tarte de amêndoa

Massa:
250g de farinha
250g de açúcar
3 ovos
150g de manteiga

Cobertura:
175g de amêndoa
150g de açúcar
150g de manteiga
1 dl de leite

Peneire a farinha juntamente com o açúcar, faça um abertura no meio e coloque aí os ovos e a manteiga aos pedaços.
Amasse muito bem até obter uma massa mais mole do que a massa areada.
Forre a tarteira com a massa e leve ao forno durante +/- 20 minutos.
Para a cobertura junte as amêndoas palitadas com o açúcar, a manteiga e o leite e leve ao lume. Deixe ferver até engrossar.
Verta o preparado sobre a massa da tarte e leve ao forno a lourar.

Se quiser fazer mais rápido ponha a massa na forma e ainda em cru ponha a cobertura e leve ao forno.

Bolinhas de coco

150g de miolo de pão
80g de chocolate em pó
150g de açúcar
2 dl de água
80g de coco ralado

Num recipiente, coloque o miolo de pão, o chocolate, o açúcar e a água. Misture bem todos os ingredientes , amassando-os.
Retire pequenas porções de massa e molde bolinhas, rolando a massa.
Passe as bolinhas pelo coco ralado. Depois de prontas, coloque-as em forminhas de papel frisado e sirva.

Sugestão: Pode substituir o coco por chocolate em pó ou granulado.

Petit Gateau de Chocolate

200g de chocolate em tablete
3 ovos
100g de açúcar mascavado escuro
2 colheres de sopa de farinha
50g de manteiga
açúcar em pó q.b.

Bata os ovos com o açúcar mascavado escuro. Junte uma colher de farinha e bata bem sem fazer grumos. Derreta 100g de chocolate com a manteiga em banho-maria. Junte este preparado `mistura anterior. Mexa bem todos os ingredientes. Unte formas pequenas com manteiga e polvilhe com farinha. Deite o preparado nas formas. Divida o retsante chocolate em cubos e afunde dois cubos em cada forma. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC entre 7 a 9 minutos. Desnforme e polvilhe com o açucar em pó.

Doce D'Avó

5 dl de natas
125g de miolo de amêndoa
200g de ovos moles
150g de açúcar
300g de bolacha maria ralada
2 claras

Bata as natas até ficarem firmes. Junte o açúcar e bata nova/. Bata as claras em castelo bem firme. Envolva as claras com as natas e deite metade da mistura numa taça grande. Cubra o creme com as bolachas maria raladas e depois deite por cima o restante creme. Volte a cobrir com bolachas raladas, espalhe por cima os ovos moles e polvilhe com a amêndoa.

sábado, 19 de julho de 2008

Empada de atum

300g de farinha
1 carteira de levedura em pó ou 14 g de fermento de padeiro
100ml de azeite
100ml de água
1 pitada de sal
1 gema de ovo

Deitar para um recipiente a farinha, a levedura e a água morna (se for fermento de padeiro disolver primeiro na água e então é que se junta a farinha). Juntar o azeite e o sal. Amassar bem até que fique uma massa fina e compacta (15 - 20 min.)
Deixar em repouso coberta com um pano húmido até que dobre de tamanho (20 - 25 min.).
Estica-se a massa com um rolo da massa enfarinhado.
Pôr metade da massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha cobrindo com a massa o fundo e os lados.
Rechear e cobrir com o resto da massa. Unir as duas massas. Pincelar com a gema do ovo.
Vai ao forno 30 min. a 180º.

Recheio:
4 cebolas
1/2 Kg de tomates pelados em lata
1 pimento vermelho
2 latas de atum
150g de azeitonas descaroçadas

Cortam-se as cebolas e levam-se ao lume com um fio de azeite até a cebola ficar estalada. Juntam-se os pimentos e o tomate. Tempera-se de sal a gosto. Quando o tomate perder a água tira-se do lume e junta-se o atum e as azeitonas.

Refresco de café

1 copo de café
1 litro de água
meio limão
açúcar q.b.
1 pau de canela
gelo

Deita-se tudo para uma caneca grande e... é só beber.
Se estiver muito forte é só acrescentar mais água.
Claro que o limão é partido às rodelas.

Que fresquinho!!!

Pudim de Iogurte

4 ovos
4 iogurtes naturais
3/4 chávena de leite
1 lata de leite condensado
12 folhas de gelatina branca
2 pacotes de nata (200ml cada)

Bate-se as natas mto bem. A seguir adiciona-se a lata de leite condensado. Logo de imediato adiciona-se os ovos, mexe-se bem e depois os iogurtes. Leva-se ao lume mto brando o leite com as gelatinas previamente demolhadas em água fria. Deixa-se amornar um pouco e deita-se no preparado anterior. Vai ao frigorífico.

Nota: A forma tem de ser passada por água fria e não se seca antes de deitar o pudim.

Bolo de caramelo e canela

5 ovos
2 copos de farinha
1 copo de maizena
2 copos de açúcar
1/2 copo de óleo
1/2 copo de caramelo
1 colher de chá de canela

Mistura-se os ingredientes todos e com a batedeira bate-se muito bem. Deita-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Vai ao forno até estar cozido (vai-se picando com o palito para ver se já está pronto).
Esta receita ainda não experimentei mas segundo uma gulosa compulsiva este bolo é uma delícia.

Bom Apetite!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Bolo de Chocolate

4 ovos
2 chávenas (almoçadeiras) de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de óleo
1 colher de chá de fermento
1 chávena de água a ferver


Mais fácil não há! Junta-se tudo pela ordem em que estão os ingredientes e bate-se muito bem com a batedeira (atenção a água tem de ser sempre a última coisa a acrescentar). Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha ou pão ralado. Vai ao forno cerca de 50minutos a 210ºC.

Sugestões de cobertura:

Chantilly ou

Cobertura de chocolate:
4 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de manteiga

Junta-se tudo e leva-se ao lume até derreter a manteiga e os ingredientes estarem bem mexidos. Cobre-se o bolo ainda em quente.

Bom apetite!

Esta é especial... e para ocasiões especiais!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Flan de gelatinas

3 saquetas de gelatina de sabores diferentes
1 lata de leita condensado
0.5 dl de leite
4 dl de natas
3 ovos
7 folhas de gelatina

Faça as gelatinas separadamente conforme as instruções da embalagem, coloque-as em tigelas, e leve ao frigorífico até solidificarem.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume o leite até ferver, retire do lume, junte as gelatinas, mexa bem e deixe amornar.
Numa tigela, bata o leite condensado com as gemas e adicione depois o leite em fioe mexendo sempre. Bata as natas em chantilly e, à parte, bata as claras em castelo. Adicione o chantilly à mistura do leite condensado, mexa, junte depois as claras e envolva bem.
Retire as gelatinas do frigorífico, corte-as em cubos e reserve um pouco de cada um para decoração. Passe uma forma por água, coloque camadas alternadas de gelatinas misturadas e de creme e leve ao frigorífico até solidificar. Depois desenforme e sirva decorado com a gelatina que reservou.

Bom apetite!

domingo, 13 de julho de 2008

Mousse de chocolate

1 tablete de chocolate
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Põe-se num pirex o chocolate com a colher de manteiga a derreter no microondas. Separa-se as gemas das claras. Batem-se as gemas com o açúcar e adiciona-se o preparado de chocolate bem mexido (tudo com a batedeira). De seguida, envolvem-se as claras previamente batidas em castelo.
Vai ao frigorífico de preferência de um dia para o outro.
Bom apetite!

Boas vindas

Aceitam-se contributos para tornar as nossas barriguinhas mais consoladas. Pode ir do prático ao mais rebuscado; do rápido ao demorado... porque quem gosta, gosta!

Se publicarem aqui as vossas ideias vai ser mais fácil responder à eterna pergunta: " O que vais fazer de ....????"

Até à próxima...receita.